Alunos do Colégio Dom Amando realizam lançamentos de foguetes

Postagem: 15/05/2019
 
 

Na última sexta (dia 10), os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio do Colégio Dom Amando, participaram de uma aula prática da disciplina de Física, ministrada pelo professor Jonison de Sousa, nas dependências do Corpo de Bombeiros de Santarém - Pará.

O objetivo da atividade foi vivenciar de forma dinâmica, o conteúdo ensinado em sala de aula, com o lançamento de foguetes. 

A atividade aconteceu no período de 14h30 às 17h, reunindo diversas equipes. Além de ser uma aula diferenciada, os alunos também estão participando da Mostra Brasileira de Foguetes – Mobfog, onde podem fazer os lançamentos e sendo aprovados nessa primeira fase, seguem para a fase nacional que será realizada no Rio de Janeiro. 

Allan Garcia,14 anos, estudante da 1ª série do Colégio Dom Amando, conta como foi a experiência: “recentemente estudamos o que chamamos de lançamento oblíquo, mas dentro da sala de aula não é tão interessante quanto ver isso aqui na prática. Um dos conceitos desse lançamento é que o ângulo de maior distância é o de 45º, e isso nós aplicamos no foguete. Estamos aplicando conceitos físicos e entendendo melhor a teoria vista em sala aqui nessa prática. O que é incrível, principalmente por também relembrar a história dos primeiros foguetes”, diz ele.

Os foguetes foram confeccionados pelos próprios alunos com materiais recicláveis como a garrafa pet e também o bicarbonato, vinagre, balão e pvc, para fazer a reação de lançamento.

       
               
              + Fotos