Semana Pedagógica – 2020 “Educação de Santa Cruz: Compromisso e altruísmo”

Postagem: 13/01/2020
 
 
 
 
 
 
 

Para iniciar mais um ano letivo de forma produtiva, os educadores e equipes pedagógicas do Colégio Dom Amando participam de um ciclo de formação e alinham os projetos educacionais do ano letivo de 2020. 

 

A semana pedagógica do CDA, com o tema “Educação de Santa Cruz: Compromisso e altruísmo”, começou na segunda-feira (6), com uma missa presidida por Pe. Cleberson Pereira.  O diretor-geral, Handerson da Costa Bentes, fez a abertura da programação com a reflexão “Quem somos? Onde estamos?”, e apresentou o desempenho dos alunos que alcançaram excelentes resultados nas avaliações nacionais em 2019, como: Provinha SAS, Avaliação Acadêmica Sistemática SAS, Olimpíadas SAS, Olimpíadas Brasileiras de Matemática, Física, Astronomia e História. Além do excelente desempenho nas avaliações nacionais, o Colégio Dom Amando também foi destaque no ENEM 2019, com a primeira colocação da região, e 12º de todo o Estado do Pará.

Já na terça-feira (7), o evento contou com a presença da Consultora Pedagógica, Geíse Alves, apresentando informações importantes sobre “Tecnologias e Portal SAS” aos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na manhã de quarta-feira (8), a Coordenadora Geral Educacional da Congregação de Santa Cruz, Márcia Savioli, abordou o tema “Inteligência Emocional do Educador de Santa Cruz, na Percepção e Resolução de Conflitos”, destacando a história e a missão da congregação.  Logo após o momento de aprendizagem, Márcia reuniu-se com a direção e as coordenações pedagógicas do Colégio Dom Amando.

Na quinta-feira (9), pela manhã, os educadores receberam formação sobre a “Educação Inclusiva no CDA”, sob orientação da professora Giane Cley Silva, e “Educação Inclusiva: o desafio constante da sensibilização”, por Gilma da Silva Pereira Rocha, neuropsicopedagoga. À tarde, a professora Fabiane Rabelo (IESPES), ministrou palestra sobre “Educação inclusiva: práticas efetivas na sala de aula”.

A semana pedagógica busca promover a formação do educador através de conversas pautadas no cotidiano da sala de aula, como o ensino e a aprendizagem e favorecer a integração de novos educadores no projeto pedagógico do Colégio. Ao longo de toda a semana foram muitos momentos de conhecimento, compartilhamento e reflexão que contribuirão positivamente para mais um ano letivo de sucesso.

O evento encerrou-se na sexta-feira (10), com estudo da campanha da fraternidade, abordando o tema “Fraternidade e vida: Dom e Compromisso”, organizado pela Equipe de Pastoral Escolar, e socialização dos projetos educacionais que serão realizados.