Alunos do 9º ano realizam 11° Sarau Literário

 
 

Por ASCOM – Rayza Sousa, publicado em 14 de dezembro de 2021

O evento mais esperado pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dom Amando foi um show de criatividade, conhecimento e entusiasmo. A 11º edição do Sarau Literário foi realizada na última sexta-feira, 10 de dezembro. O evento é uma culminância literária com curtas adaptações de itens estudados no decorrer do ano letivo.

O 9º A abordou o Cangaço Nordestino, relembrando a vida do sertanejo e seus personagens inesquecíveis Lampião e Maria Bonita e também associando a uma cena do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, com os sofridos João Grilo e Chicó.

Em seguida, o 9° B trouxe o Alienista de Machado de Assis que aborda a loucura do ser humano, que foram trancados para estudos dentro da Casa Verde pelo Dr. Simão Bacamarte.

Já o 9º C escolheu um Conto Regional, adaptando a obra Olho de Boto do santareno Felisbelo Jaguar Sussuarana. Nessa obra, Santarém recebe uma visita inusitada para acabar com a beleza da cabocla da terra e com o Carimbó. Mas o olho de Boto entregue pela Iara vai equilibrar essa sede de destruição.

A professora responsável pelo projeto, Ivânia Pessoa, citou a importância de atividades como essas para o desenvolvimento dos alunos. “O Sarau voltado à literatura, nos permite sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia, levando-nos a conhecer uma obra dos séculos passados e contextualizar com a atualidade, fazendo a chamada intertextualidade, que é uma relação entre obras.”

O projeto Sarau Literário tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Além de resgatar a cultura de contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, trazer memórias de brincadeiras antigas, envolvendo a comunidade escolar interna e externa.