Esporte, Cultura e Arte

APRESENTAÇÃO    

No Colégio Dom Amando, a disciplina Educação Física tem por objetivo geral formar cidadãos que, por meio das vivências da cultura esportiva, expressem criticidade, criatividade e autonomia. Baseada em princípios e valores democráticos, humanísticos e cristãos e tendo em vista o benefício da melhoria na qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, a prática esportiva é amplamente estimulada aos alunos pelos profissionais que se dedicam num trabalho constante de ressaltar a importância de hábitos saudáveis na melhoria da qualidade de vida desde os primeiros níveis de estudo.

Possuímos a melhor estrutura física da região com um ginásio coberto, uma quadra poliesportiva, campo de futebol, caixa de areia, piscina semiolímpica coberta, piscina infantil, pista de atletismo, caixa de saltos e sala de dança.

Dentro de uma perspectiva contemporânea, nosso Colégio apresenta uma proposta de cultura corporal do movimento direcionada a atividades diversificadas em todos os níveis de ensino, através de competições e ações alicerçadas em parâmetros científicos e culturais.

Baseado na frase que norteia a filosofia educacional do Colégio Dom Amando, a afirmativa do Beato Basile Moreau “Não queremos que nossos alunos ignorem algo que devam saber. Para atingir este objetivo, não pouparemos qualquer sacrifício”, a Congregação de Santa Cruz assume e valoriza de forma séria e responsável atividades extracurriculares lado a lado com as matérias da grade convencional.

          

O Núcleo de Artes do Colégio Dom Amando intitulado "Nós da Arte", oferece aos alunos as modalidades de Dança, Teatro e Música.

 

 

 

 

FOLCLORE    
 

O Festival Folclórico do Colégio Dom Amando surgiu em 18 de agosto de 1973, quando a Professora de português, Gersonita Imbiriba Carneiro (In Memorian), propôs a seus alunos uma noite de apresentação folclórica ao público santareno.

A noitada denominou-se “Uma noite na roça”. Entre iguarias, ornamentação de piririma (palmeira) e bandeirinhas, as danças Carimbó, Siriá, Desfeiteira, Quebra a Macaxeira e Lundum encantaram o público. A partir desse momento o evento foi tomando grandes proporções e consolidou-se até os dias atuais.

Os objetivos traçados pela idealizadora têm sido constantemente enfatizados até hoje: preservar nossa cultura Amazônica e, principalmente de Santarém; recuperar parte de nossa cultura já desaparecida; envolver nossos alunos numa atividade sadia, alegre, educativa e cultural; incluir pais e professores num trabalho conjunto e harmônico, envolver os artesãos e a comunidade santarena em geral.

Neste ano de 2015 o Festival Folclórico do Colégio Dom Amando completa 43 anos contribuindo para o processo educacional da região.

          

O Festival Folclórico do CDA está inserido no calendário da cidade como grande evento de Santarém

 

BANDA MARCIAL

No contexto do Núcleo de Artes, temos como representante tradicional, a Banda Marcial Irmão José Ricardo, que data da chegada dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz e, ao longo dos anos, tornou-se uma bela atração nos desfiles da Semana da Pátria, por sua trajetória de inovações e repertório.
 
A Banda Marcial Irmão José Ricardo, foi assim nomeada, em homenagem ao nosso ex-diretor Irmão José Ricardo Kinsman, que sempre foi um grande incentivador da música no Colégio.
 
Além do tradicional Desfile da Independência, a Banda Marcial também é presente na maior parte dos eventos que acontecem na escola, como o Folclore e os Jogos Internos Escolares,  abrilhantando a abertura dessa sadia competição entre equipes de todos os níveis do colégio.
 
Com uma média de 120 instrumentos, a Banda Marcial José Ricardo é uma das mais completas da região, sendo reconhecida pela disciplina e qualidade.
 
Durante todo o ano letivo, as aulas de música acontecem na escola, mas entre os  meses de agosto e setembro, os ensaios são diários para que as apresentações possam surpreender o público que tanto a admira e aguarda.  Mas todo trabalho só é positivo quando é executado com a dedicação necessária e muita determinação e é assim que seus integrantes mantém o nome da Banda Irmão José Ricardo em suas vidas.
 
Seguindo a filosofia da Escola de integração com a comunidade na qual se insere, participam da banda não somente alunos do Colégio, como também alunos de outras escolas que tenham interesse nas aulas de música.  Participam ainda ex-alunos que já fizeram parte dela em sua época. São todos bem-vindos.
uu
Escudo Oficial da Banda Marcial em Desfile(2017)
Desfile da Semana da Pátria 2015