Esporte, Cultura e Arte

APRESENTAÇÃO    

No Colégio Dom Amando, a disciplina Educação Física tem por objetivo geral formar cidadãos que, por meio das vivências da cultura esportiva, expressem criticidade, criatividade e autonomia. Baseada em princípios e valores democráticos, humanísticos e cristãos e tendo em vista o benefício da melhoria na qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, a prática esportiva é amplamente estimulada aos alunos pelos profissionais que se dedicam num trabalho constante de ressaltar a importância de hábitos saudáveis na melhoria da qualidade de vida desde os primeiros níveis de estudo.

Possuímos a melhor estrutura física da região com um ginásio coberto, uma quadra poliesportiva, campo de futebol, caixa de areia, piscina semiolímpica coberta, piscina infantil, pista de atletismo, caixa de saltos e sala de dança.

Dentro de uma perspectiva contemporânea, nosso Colégio apresenta uma proposta de cultura corporal do movimento direcionada a atividades diversificadas em todos os níveis de ensino, através de competições e ações alicerçadas em parâmetros científicos e culturais.

Baseado na frase que norteia a filosofia educacional do Colégio Dom Amando, a afirmativa do Beato Basile Moreau “Não queremos que nossos alunos ignorem algo que devam saber. Para atingir este objetivo, não pouparemos qualquer sacrifício”, a Congregação de Santa Cruz assume e valoriza de forma séria e responsável atividades extracurriculares lado a lado com as matérias da grade convencional.

          

O Núcleo de Artes do Colégio Dom Amando intitulado "Nós da Arte", oferece aos alunos as modalidades de Dança, Teatro e Música.

 

 

 

 

FOLCLORE    
 

O Festival Folclórico do Colégio Dom Amando surgiu em 18 de agosto de 1973, quando a Professora de português, Gersonita Imbiriba Carneiro (In Memorian), propôs a seus alunos uma noite de apresentação folclórica ao público santareno.

A noitada denominou-se “Uma noite na roça”. Entre iguarias, ornamentação de piririma (palmeira) e bandeirinhas, as danças Carimbó, Siriá, Desfeiteira, Quebra a Macaxeira e Lundum encantaram o público. A partir desse momento o evento foi tomando grandes proporções e consolidou-se até os dias atuais.

Os objetivos traçados pela idealizadora têm sido constantemente enfatizados até hoje: preservar nossa cultura Amazônica e, principalmente, de Santarém; recuperar parte de nossa cultura já desaparecida; envolver nossos alunos numa atividade sadia, alegre, educativa e cultural; incluir pais e professores num trabalho conjunto e harmônico, envolver os artesãos e a comunidade santarena em geral.

Em 2018, o Festival Folclórico do Colégio Dom Amando completa 46 anos contribuindo para o processo educacional da região.

          

O Festival Folclórico do CDA está inserido no calendário da cidade como grande evento de Santarém

 

BANDA MARCIAL

No contexto do Núcleo de Artes, temos como representante tradicional, a Banda Marcial Irmão José Ricardo, que data da chegada dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz e, ao longo dos anos, tornou-se uma bela atração nos desfiles da Semana da Pátria, por sua trajetória de inovações e repertório.
 
A Banda Marcial Irmão José Ricardo, foi assim nomeada, em homenagem ao nosso ex-diretor Irmão José Ricardo Kinsman, que sempre foi um grande incentivador da música no Colégio.
 
Além do tradicional Desfile da Independência, a Banda Marcial também é presente na maior parte dos eventos que acontecem na escola, como o Folclore e os Jogos Internos Escolares,  abrilhantando a abertura dessa sadia competição entre equipes de todos os níveis do colégio.
 
Com uma média de 120 instrumentos, a Banda Marcial José Ricardo é uma das mais completas da região, sendo reconhecida pela disciplina e qualidade.
 
Durante todo o ano letivo, as aulas de música acontecem na escola, mas entre os  meses de agosto e setembro, os ensaios são diários para que as apresentações possam surpreender o público que tanto a admira e aguarda.  Mas todo trabalho só é positivo quando é executado com a dedicação necessária e muita determinação e é assim que seus integrantes mantém o nome da Banda Irmão José Ricardo em suas vidas.
 
Seguindo a filosofia da Escola de integração com a comunidade na qual se insere, participam da banda não somente alunos do Colégio, como também alunos de outras escolas que tenham interesse nas aulas de música.  Participam ainda ex-alunos que já fizeram parte dela em sua época. São todos bem-vindos.
uu
Escudo Oficial da Banda Marcial em Desfile(2017)
Desfile da Semana da Pátria 2015
       

 

2019


 

PLATAFORMA FEIRA DE CIÊNCIAS

 

 

 


ARQUIVO FOTOGRÁFICO

  1. 2018

 

O Colégio Dom Amando realizou no período de 23 a 30 de novembro de 2018 o 59º Jogos Internos do CDA. O espírito olímpico esteve presente numa vibração positiva de competição e aproximação entre os atletas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O evento teve como objetivo incentivar a prática esportiva e integração entre os alunos.

Este ano fez uma homenagem aos ex-professores do colégio: Maria Alciete Lemos Neves, Maria do Socorro Araújo Ferreira, Wilde Dias da Fonseca (in memoriam) representado por sua esposa Madalena Fonseca, Maria Mônica de Andrade Godinho, Mariana Sena Freitas, Francisca Canindé Bezerra dos Santos, Rolene do Rosário Araújo de Sena, Maria Nice Rocha Santos, Hecilda Maria Costa G. Vieira, Ana de Albuquerque Rebelo e José Carlos Amorim, que cederam seus nomes às equipes de alunos do 6º ano a 3ª série. Os homenageados receberam uma medalha honrosa alusiva aos 75 anos do Colégio Dom Amando.

Os atletas disputaram jogos nas modalidades individual e coletiva: Futebol de campo, Natação, Xadrez, Pólo Aquático, Corrida, Revezamento, Cabo de força, Queimada, Voleibol, Basquetebol, Handebol e Futsal.

Este ano foi realizada uma competição solidária, onde os atletas arrecadaram sapatos e tênis (novos e usados) que foram doados para os alunos das Escolas Ester Ferreira (bairro Vitória Régia) e Escola Municipal Wilde Fonseca (bairro da Nova República) sob a direção das Professoras Maria Aurizeide e Maria Inácia Sousa de Lima, respectivamente.

Os Jogos Internos do CDA são promovidos pela Direção do Colégio e organizados pelos professores de Educação Física em parceria com todos os funcionários e corpo discente do colégio.

Confira o resultado dos Jogos 2018 por nível de ensino:

Ensino Fundamental II - 6º e 7º Ano.

1º Lugar: 6º AC - 280 pontos.

2º Luga: 7º AC - 278 pontos.

3º Lugar: 7° AB - 269 pontos.

4º Lugar: 6º AB - 241 pontos.

Ensino fundamental II - 8º e 9º Ano

1º Lugar: 8º BC - 338 pontos.

2º Lugar: 9º Ano BC - 209 pontos.

3º Lugar: 8º Ano AC - 188 pontos.

4º Lugar: 9º Ano AB - 161 pontos

Ensino Médio

1º Lugar: 3ª Série - 434 pontos.

2º Lugar: 1ª Série - 211 pontos.

3º Lugar: 2ª Série - 209 pontos.

 
Acesse o link abaixo para conhecer o regimento dos jogos:
REGULAMENTO DOS JOGOS INTERNOS CDA
 
Confira as fotos do Evento