Experiência Interdisciplinar: Alunos do 6º Ano do Colégio Dom Amando conectam-se com a Natureza e a História Local no Museu João Fona

As turmas do 6º ano A, B, C e E do Colégio Dom Amando, em Santarém, oeste do Pará, participaram de uma visita ao Museu João Fona como parte de uma aula diferenciada. Essa iniciativa teve como objetivo contemplar conteúdos de Redação, Ciências, Matemática e vivências compartilhadas, dentro do contexto do desenvolvimento do Projeto para a II Feira Tapajônica da escola.

A visita foi organizada e acompanhada pela professora Ana Mayara Colares, e teve como foco a sala dos vestígios da Baleia. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto os vestígios da baleia, o que despertou grande curiosidade e interesse pela Biologia marinha.

Além de conhecer os aspectos biológicos da espécie de mamífero marinho e suas características peculiares, os alunos também foram contextualizados historicamente sobre o achado da baleia na região, relacionando esse evento ao ambiente marinho único proporcionado pela interação dos rios Tapajós e Amazonas que banham a cidade.

A visita guiada teve como propósito esclarecer de forma clara e compreensível para os alunos que o encontro da baleia na área foi um incidente singular, possibilitando uma visão ampliada sobre as peculiaridades ambientais locais.

Na ocasião, os alunos encontraram o escritor e eterno aluno do CDA, Renato Sussuarana, que entregou o livro “Papagaios de papel de seda” para a biblioteca do Colégio.

A experiência foi enriquecedora em vários aspectos, proporcionando aos alunos uma abordagem prática e interdisciplinar que amplia o aprendizado para além das salas de aula tradicionais. Agradecemos a todos os envolvidos por contribuir para o sucesso dessa experiência educativa significativa para nossos alunos.

Compartilhe

Veja outras notícias