Na semana passada, os alunos do Ensino Médio do Colégio Dom Amando, sob a orientação do professor Eude Lima, participaram do inovador projeto “Quebra de Tabus: Corpo em Movimento”. Este projeto visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as diversas expressões e linguagens artísticas através das representações do corpo.
O principal objetivo do projeto é proporcionar aos alunos um entendimento aprofundado das expressões artísticas, explorando a arte por meio das representações corporais. Os alunos exploraram a presença marcante de Jackson Pollock, expressando sua arte através da pintura de ação e do impressionismo abstrato. Inspirados por Merce Cunningham, os estudantes utilizaram movimentos corporais para expressar a dança moderna ocidental. Os grupos também trabalharam na caracterização dos movimentos artísticos do Hiper-realismo, Pop Art e Neodadaísmo, através de expressões corporais. Além disso, representaram o movimento do corpo e utilizaram o corpo como suporte para a arte, abordando também a representação do minimalismo.
Os alunos das 2ª séries foram divididos em grupos por turma para realizar as atividades práticas. A turma B focou na representação do movimento do corpo e o uso do corpo como suporte, enquanto a turma A trabalhou com a pintura de ação, o impressionismo abstrato e a dança moderna ocidental. A turma C explorou o Hiper-realismo, Pop Art e o Neodadaísmo. Cada grupo utilizou o corpo e materiais alternativos para elaborar suas apresentações.
As apresentações dos projetos ocorreram em um evento especial no dia 24 de maio, no auditório do colégio, das 15h30 às 18h30. Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o resultado de suas atividades, demonstrando criatividade e compreensão das diversas formas de expressão artística.
O projeto “Quebra de Tabus: Corpo em Movimento” não só enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre arte, mas também incentivou a expressão individual e a colaboração em equipe. Parabéns a todos os envolvidos por este evento inspirador e educativo!