No dia 6 de setembro, o Colégio Dom Amando realizou um desfile incrível na avenida, celebrando o amor pelo Brasil e reforçando o espírito cívico da comunidade escolar. A instituição, fundada em 14 de março de 1943 por Dom Anselmo Pietrulla, contou com a participação de aproximadamente 900 alunos em uma homenagem aos 80 anos da Congregação de Santa Cruz no Brasil.
A abertura do desfile teve uma comissão de frente conduzindo as bandeiras do Brasil, do Estado, do Município, da Congregação de Santa Cruz e do Colégio Dom Amando. Alunos da Educação Infantil desfilaram trajando uniformes oficiais e figurinos apresentados no 52º Festival Folclórico do colégio, enquanto os do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental homenagearam figuras importantes da Congregação de Santa Cruz, como Pe. Basílio Moreau e Santo André Bessette. A Banda Marcial do “Amandinho”, composta por crianças de 8 e 9 anos, encantou o público com canções folclóricas como “Cai, Cai Balão” e “Marcha Soldado”, além do hino do colégio. As balizas do Amandinho encantaram o público presente.
O evento também destacou as atividades eletivas como natação, futebol e o programa bilíngue, além da participação da tradicional Banda Marcial Irmão José Ricardo, que apresentou a temática “A Música Infantil na MPB”, relembrando clássicos como “Uni Duni Tê” e “Super Fantástico” que veio trazendo o belíssimo trabalho do corpo coreográfico por toda a avenida.
Os pelotões do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além de projetos sociais como o Curso Pré-vestibular Solidário, também marcaram presença, com os “eternos alunos” fechando o desfile.
Educadores e alunos desfilaram com camisas comemorativas dos 52 anos do Festival Folclórico, em um evento que reafirmou o compromisso do Colégio Dom Amando com a educação de qualidade e a valorização da cultura e da tradição na região amazônica.
Nosso agradecimento especial vai aos alunos pelo patriotismo e dedicação, e aos pais, por apoiarem essa tradição e acompanharem seus filhos nesse momento tão importante. Juntos, mostramos a força da nossa nação e o espírito cívico que nos une!