Como tudo começou...

O início

Em 13 de julho de 1930, foi inaugurado em Santarém, cidade localizada à Oeste do Estado do Pará na Região Norte do Brasil, o Hospital São José, que funcionou até 1942. Após a desativação do hospital, Monsenhor Anselmo Pietrulla, que já tinha em mente transformá-lo em um ginásio para rapazes, saiu em busca das autorizações e de profissionais para assumir a direção da futura escola.
1930

Ginásio Dom Amando

Assim, em 14 de março de 1943, foi fundado o Ginásio Dom Amando, a primeira instituição de ensino somente para rapazes da região Oeste do Pará. O recém-criado ginásio, passou a receber estudantes tanto para o internato quanto para o externato e teve como primeiro diretor, seu próprio fundador, Monsenhor Pietrulla.
1943

Educação de Santa Cruz

Em dezembro de 1951, quatro religiosos da Congregação de Santa Cruz chegaram à Santarém para dirigir o Ginásio Dom Amando: Irmão Ricardo Grejczyk, Irmão Genardo Greene, Irmão Paulo Schaefer e Irmão Jaime Walter. Após um  período de transição, no segundo semestre de 1952, a direção do Ginásio Dom Amando foi entregue aos irmãos da Congregação, que logo imprimiram o modo Santa Cruz de educar, uma educação baseada na construção do conhecimento das diversas ciências, na vivência dos valores cristãos e da disciplina, pilares presentes na proposta do Dom Amando até a atualidade.
1951

Colégio Dom Amando

No final do ano de 1960, o Dom Amando, que, até então, atendia estudantes para os cursos Primário e Ginasial, recebeu autorização para  receber alunos do Segundo Grau (Curso Colegial), passando, em 1961, a se chamar CDA – Colégio Dom Amando. Em 1967, o CDA recebeu as primeiras alunas para cursar o antigo Segundo Grau; em 1972, chegaram as primeiras para o Ensino de Primeiro Grau mas, apenas em 1975, o CDA se tornou uma escola totalmente mista.
1960

Ampliação da Infraestrutura

Ao longo dos anos de 70 e 80, o CDA acompanhou as muitas mudanças que impactaram a educação através do mundo ocidental, trazendo inovações em muitos setores, com a introdução das tecnologias e ampliação da infraestrutura.
1970

Pré-Vestibular Solidário

 Em fevereiro de 2002, com um olhar voltado para as bases sólidas da Congregação de Santa Cruz, foi pensado um projeto que pudesse beneficiar alunos que, com baixo poder aquisitivo, tivessem bom desempenho acadêmico. Foi criado o Projeto Social Pré-Vestibular Solidário, que tem como objetivo preparar alunos carentes de escolas públicas para o ingresso na universidade, registrando, desde sua criação até os dias de hoje, importantes resultados.
2002

Hoje em dia....

Atualmente, a direção do Colégio Dom Amando é responsabilidade do prof. Fernando Frozza, que assumiu em novembro de 2020, tendo os valores de Santa Cruz como norte de sua administração. Sob sua gestão, em 2021, foi ampliado o atendimento no segmento da Educação Infantil, que passou a receber crianças na faixa etária de 2 anos.
Atual