Educação Infantil

O Curso

A Educação Infantil é o início do processo educacional formal, a primeira experiência de socialização estruturada para além dos vínculos afetivos familiares. Partindo da vivência e dos universos da criança, a escola tem como missão estimular, ampliar e consolidar seu desenvolvimento, seus conhecimentos e suas habilidades.

Viver experiências e descobrir o mundo brincando: assim é a Educação Infantil no Colégio Dom Amando. Com respeito às individualidades, nossos pequenos aprendem, desde cedo, a transformar descobertas em conhecimento, enriquecendo suas relações com o mundo à sua volta.

As práticas pedagógicas são estruturadas, a fim de garantir seu desenvolvimento integral, incluindo o desenvolvimento cognitivo, habilidades socioemocionais e o desenvolvimento da competência da cultura digital, em respeito pleno aos direitos da criança – brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer-se, conforme preconiza a base nacional comum curricular.

Leia mais

O segmento é organizado em níveis estabelecidos para crianças de 2 anos até 5 anos (completos até 31 de março do ano vigente). Essa é a primeira fase do aprendizado formal, oportunizando a ampliação da linguagem e a vivência dos jogos simbólicos. Essa é a etapa em que as crianças são estimuladas a vivências que contribuem para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, levando os alunos a conhecerem e expressarem os próprios gostos e preferências, além da percepção de seus limites e potencialidades. Para atingir estes objetivos, desenvolvemos com as nossas crianças atividades de interação que possibilitam o aprendizado de regras, formação de valores e criação e fortalecimento de vínculos afetivos com adultos significativos em seu universo para além do grupo familiar e com outras crianças, seus pares.
A matriz curricular da Educação Infantil, observando as determinações definidas pela Base Nacional Curricular Comum- BNCC, é composta dos cinco campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós;​
  • Corpo, gestos e movimentos;​
  • Traços, sons, cores e formas;​
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;​
  • Espaços, tempos, quantidades, relação e transformações.

Infraestrutura

A Educação Infantil funciona num prédio totalmente independente e adaptado ao conforto, bem-estar e necessidades dos alunos. Desde a entrada, as crianças são calorosamente recebidas pelas professoras, numa passagem prática e funcional para veículos.

Detalhes

A equipe CDA de Educação Infantil é composta por profissionais habilitados, todos com formação superior completa, realizada em instituições de ensino de excelência.  Cada turma abriga cerca de 10 a 15 alunos, acomodadas em salas climatizadas, acompanhadas por duas professoras e estagiários (as) durante todo o período.

Além das salas de aula, o espaço reservado à Educação Infantil possui salas de leitura, enfermaria, sala de vídeo, brinquedoteca, área de recreação, parque, piscina, banheiros adaptados e seguros para as crianças. Vale destacar que os amplos e acolhedores espaços do Colégio estão sempre disponíveis para enriquecer as atividades das crianças, constituindo-se em protegidos espaços de aprendizagem e dinamizando experiências sempre novas e encantadoras.

Com o objetivo de contribuir positivamente para o desenvolvimento integral da criança, utilizamos ferramentas pedagógicas apropriadas à faixa etária e condizentes com o desenvolvimento tecnológico a que assistimos nos dias de hoje. Em nosso currículo, as experiências regulares com as áreas de conhecimento são ampliadas por meio de outras atividades: aulas de dança, artes, musicalização e natação sem custo adicional. Desse modo, promovemos a formação integral desde os primeiros anos da vida escolar.

Horário das Turmas

MANHÃ

7h15 às 11h45

TARDE

13h15 às 17h45