Ensino Médio

Ensino Semi Integral
Novo Ensino Médio

No Ensino Médio, etapa final da Educação básica, consolidam-se e aprofundam-se os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando ao aluno oportunidades seguras de prosseguimento dos estudos, o fortalecimento do senso de responsabilidade e da autonomia, favorecendo a tomada de decisões que determinarão seus caminhos, entre elas a escolha profissional segura, que virá a se concretizar pela vivência universitária em instituições de ensino superior de renome nacional e internacional.

A etapa conclusiva da vida escolar básica traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência, abrindo passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós, do Colégio Dom Amando, fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser CDA ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania, sem que essa integralidade na formação signifique qualquer desatenção em relação às exigências postas pelo ENEM e grandes vestibulares. Ao invés, os expressivos resultados obtidos pelos alunos do Dom Amando demonstram, de forma inequívoca, sua preparação para todas as “provas da vida”.

Comprometidos com esse projeto educativo, nossos educadores, entre os quais muitos pós-graduados, mestres e doutores, altamente qualificados para a tarefa de educar, atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a partilha respeitosa de opiniões. O processo educativo que se dá ao longo do Ensino Médio se concretiza em compromisso de educandos e educadores que atuam com carga horária ampliada de 40 aulas semanais.

A Lei 13.415/2017 determina que todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio, que prevê mudanças e ajustes de grande expressão.  Construímos uma renovação curricular totalmente alinhada com as premissas de aliar excelência acadêmica à formação para cidadania plena, aproximando os conteúdos pedagógicos, necessidades de nosso tempo e projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, contemplando as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na Formação Geral Básica, propiciando a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias e fortalecem a interdisciplinaridade.

Infraestrutura

O Ensino Médio ocupa os prédios A e B, em que as turmas são organizadas em salas climatizadas, equipadas com telas multimidias interativas, mobiliadas com carteiras desenvolvidas com vistas à segurança e conforto de nossos alunos. Entrada e saída dos alunos se dão de forma descentralizada pela Avenida São Sebastião.

Detalhes

A plena realização de atividades complementares às propostas para sala de aula está garantida por uma infraestrutura privilegiada, que conta com quadra poliesportiva, ginásio coberto, piscina semiolímpica, campo de futebol, pista de atletismo, auditório para palestras, dois laboratórios de informática com equipamentos modernos, biblioteca, laboratório de ciências, sala de dança e instrumentos musicais.
Apesar de uma carga horária intensa, os alunos do Ensino Médio, incentivados pelo desejo de aprender e participar da construção de seu percurso de vida, envolvem-se, de modo ativo, em programas de intercâmbio, frequentam as aulas de dança, natação e esportes de quadra e campo.

Horário das Turmas

Ensino Médio (semi-integral) 

MANHÃ

(segunda a sexta-feira)

7h10 às 12h35 

TARDE

Terça e quinta-feira (1ª e 2ª série)

14h às 17h45

Terça, quarta e quinta-feira: Pré-vestibular (3ª série)

14h às 17h45

Pré Vestibular

A proposta pedagógica da 3ª série do Ensino Médio Pré-Vestibular do Colégio Dom Amando também tem como essência a orientação para a escolha profissional e a preparação dos estudantes para o ENEM e para os mais variados vestibulares do país. Para tanto, atividades especiais são programadas, assim como temas de significativa importância no contexto mundial são discutidos, com destaque para a inclusão do componente Atualidades no currículo regular do Colégio Dom Amando.

Novidades do Ensino Médio