Pastoral
Apresentação
Emprega-se o termo em pastoral para designar o modo de a escola ser, fazendo emergir a sua identidade e a sua espiritualidade, sendo também missionária, devido a absorver e transmitir a missionariedade adquirida da própria Igreja em saída.
Ao reconhecer-se como uma Escola em Pastoral Missionária, o Colégio Dom Amando assume o objetivo geral da Ação Pastoral, que consiste em realizar a “cultura da comunhão”, a “cultura do encontro” e o respeito ao diálogo ecumênico e inter-religioso, propiciando espaços para a vivência e o fortalecimento da fé nutrida por valores evangélicos, zelando para que os elementos básicos da formação de Santa Cruz sejam preservados e contextualizados a cada nova transformação da história.
Objetivos
Desenvolver atividades para a formação sobre os ideais de Santa Cruz aos alunos e suas famílias e colaboradores do Colégio Dom Amando;
Propiciar momentos de reflexão espiritual e de orações para a renovação da fé católica da comunidade escolar do Colégio Dom Amando;
Sensibilizar a comunidade escolar sobre os problemas de ordem social, política, econômica e ambiental que nos distanciam do projeto divino;
Desenvolver projetos de inclusão social, ofertando formação técnica comunidade em situação de vulnerabilidade social;
Firmar parcerias (empresas, instituições filantrópicas, ONG, pessoas físicas) para a renovação da fé e execução de obras religiosas cristãs, tendo como alvo a valorização da criação de Deus.
Núcleos de ação pastoral
Seguindo os princípios evangélicos, buscamos desenvolver, no ambiente educativo, projetos em dois sentidos: Educação e Prevenção; Ação e Inclusão. Assim, buscamos construir a consciência de valorização da cultura da vida e respeito incondicional pela pessoa humana, combatendo a superficialidade das relações, a indiferença, as injustiças sociais e promovendo ações que resgatem e qualifiquem a dignidade humana, bem como o respeito pelo meio-ambiente, nossa Casa Comum.
Formação da Pessoa
Programa de Fortalecimento dos ideais de Santa Cruz, que envolve projetos de “Formação sobre a filosofia de Santa Cruz” e o projeto de “Vivências das Escolas de Santa Cruz”.